Um protesto truculento de militantes de partidos de esquerda e União Nacional dos Estudantes (UNE) interrompeu a reunião para votação do relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) sobre a redução da maioridade penal na comissão da Câmara criada para discutir o tema. Após empurra-empurra e a ação de seguranças da Casa, deputados pediram vista do parecer - a sessão será retomada dia 17, com a presença restrita a deputados, assessores e jornalistas.
Os militantes tentaram impedir a discussão do tema. Quando o presidente da Comissão, André Moura (PSC-SE), pediu que a segurança esvaziasse o plenário onde ocorria a reunião, os manifestantes se exaltaram ainda mais. Alguns invadiram a área reservada aos deputados e, com o dedo em riste, ofenderam parlamentares com termos como "fascista" e "salafrário".
Parlamentares contrários à redução, como Maria do Rosário (PT-RS), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Ivan Valente (PSOL-SP) tentaram impedir a retirada dos manifestantes, o que só aumentou a confusão. Houve troca de empurrões e alguns parlmentares - como Laerte Bessa e Darcísio Perondi - quase trocaram sopapos.
Os manifestantes bloquearam as saídas para tentar impedir que a polícia os removessem e foram contidos por spray de pimenta. Em seguida, André Moura transferiu a sessão para um plenário ao lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário